O processo para retirar a carteira de trabalho ficará mais cômodo para os Corumbaibenses a partir de hoje, 20 de dezembro de 2017. A prefeitura de Corumbaíba, através do prefeito Wisner Araújo, assinou convênio com a Superintendência Regional do Trabalho (MTE) para que esse documento seja feito na cidade de Corumbaíba. Com isso o Prefeito resgata mais um compromisso de igualdade social para com a comunidade, auxiliando a todos no desenvolvimento e crescimento da cidade, possibilitando que cada um tenha a carteira assinada e a garantia de condições de trabalho. Com a mudança, o cidadão que mora distante dos postos do Serviço de Atendimento do Cidadão (SAC) e da MTE, mas reside próximo da Prefeitura terá a opção de fazer a carteira de trabalho perto de sua casa.

O Prefeito completou informando que essa era uma demanda reprimida. O cidadão tinha a necessidade de ter outro local para fazer esse tipo de serviço. Diante das demandas de acessibilidade nós procuramos a Superintendência e propomos uma parceria. Agora, o cidadão não vai precisar ter que se deslocar mais até a cidade de Caldas Novas ou Catalão para fazer a sua carteira de trabalho. Essa é mais uma conquista para o povo de Corumbaíba. Sempre deixamos claro que está é uma gestão preocupada com o futuro, por isso nosso slogan “Construindo o Futuro”. Muito mais será feito para o povo até final de 2020.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) pode ser solicitada por qualquer pessoa a partir dos 14 anos de idade (a contratação dos menores que se enquadrarem na faixa etária entre os 14 e 16 anos é da responsabilidade do empregador, na condição de menor aprendiz).
Na Carteira de Trabalho, são registrados todos os dados do contrato de trabalho e a vida profissional do trabalhador. Ela serve como documento de identificação, para obtenção da aposentadoria, habilitação ao seguro-desemprego e saque do Fundo de Garantia pelo Tempo de Serviço (FGTS).
1ª via da carteira:
Se você ainda não tem a carteira de trabalho, junte os seguintes documentos:
• Carteira de Identidade (RG)
• Certidão de Nascimento, se solteiro, ou Certidão de Casamento, Separação ou Divórcio, se casado, separado ou divorciado
• Cadastro de Pessoa Física (CPF)
• Comprovante de residência do último mês.
De posse destes documentos, compareça ao Local Indicado.
2ª via da carteira:
Se você já tirou a Carteira de Trabalho, mas por acaso ela foi perdida ou danificada, reúna os seguintes documentos:
• Para carteira perdida:
o Todos os documentos listados para a 1ª via, acima
o Boletim de ocorrência registrado junto à Polícia Civil, informando a perda
o Extrato do PIS/PASEP emitido pela Caixa Econômica Federal
• Para carteira antiga ou danificada:
o Todos os documentos listados para a 1ª via

De posse destes documentos, compareça ao Local Indicado.
Onde solicitar:
Sede da Prefeitura de Corumbaíba